oi, olá!
eu sempre gostei de idiomas. mas nessa época de quarentena idiomas é basicamente uma grande parte da minha vida.
minha língua nativa é português. falo inglês fluente. estou no intermediário de alemão e francês. comecei espanhol a poucos meses.
sigo vários youtubers relacionados a idiomas, pessoas que falam 4, 5, 6 idiomas fluentemente e estão aprendendo seu sétimo, oitavo, nono. comparação não leva ninguém a lugar nenhum, mas as vezes vejo essas pessoas e penso: como?? eu amo aprender idiomas, mas não é fácil e não rápido. e existe uma quantidade absurda de videos por ai de "como eu aprendi francês em 6 meses" que fazem meu eu que estuda francês há anos se sentir péssima.
então comecei esse blog extremamente sem pretensões (até porque ninguém mais lê blogs hoje em dia) pra compartilhar o que vai funcionando (e o que não vai) e o que eu vou aprendendo enquanto tento chegar em algum nível avançado.
um pouco mais sobre a minha trajetória até agora.
português: bem, a trajetória natural de um idioma materno. começou lá na infância e foi aprimorado na escola.
inglês: lembro de gostar muito do inglês desde pequena. e graças a internet, consegui ir aprendendo ao longo dos anos. por aí pela internet existem muitos registros de comentários e textos erradíssimos que eu escrevi por ai (e ainda escrevo). nunca tive muita oportunidade de praticar a fala até ter sido privilegiada de estudar um ano na inglaterra pelo csf. eu amo inglês e me sinto bem confortável na escuta / leitura, mas não consigo me expressar totalmente na escrita pois é onde tenho uma quantidade considerável de pouca prática.
frânces: acho que comecei a estudar francês há uns 10 anos atras. com o duolingo consegui um bom vocabulário e a partir daí fui partindo mais pra escuta. escutei incansavelmente français autentique. fiz um ano de aulas em 2016 e depois parei. consigo entender tranquilamente o conteúdo intermediário para estudantes como o français autentique, français avec pierre ou inner french. mas não consegui até agora sair desse plateau intermediário. semana passada comecei a revisar a gramática pra perceber o que está me fazendo falta para passar de um b1 para um b2. assim como o inglês, minha fala atualmente é praticamente nula, mas consumo muitos videos em francês.
alemão: comecei em 2013. fiz um ano no goethe. parei e esqueci grande parte. em 2016 fiz mais um ano e parei novamente. na metade de 2018 disse: ok, vamos ir até o fim com isso. faço aula particular desde então e cheguei agora no fim do b2. o idioma estrangeiro que eu mais falo e escrevo atualmente.
espanhol: não estava nos meus planos aprender espanhol esse ano, mas a quarentena tem o poder de mudar os planos na vida de todos envolvidos. me inscrevi em um curso intensivo que vai até o final do ano e gosto muito. gosto do idioma, como soa, os milhares de sotaques. gosto que é relativamente fácil. gosto de ter materiais específicos todos os dias. e gosto muito de consumir conteúdo espanhol – música, series, filmes, etc.
Comentários
Postar um comentário